sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Teoria geocêntrica e heliocêntrica

Teoria Geocêntrica

A teoria do universo geocêntrico ou geocentrismo é o modelo cosmológico mais antigo. Na antiguidade era raro quem discordasse dessa visão e da igreja, que apoiava esta teoria. Entre os filósofos que defendiam esta teoria, o mais conhecido era Aristóteles .

Foi o matemático e astrónomo grego Claudius Ptolomeu (78-161 d.C.) quem, na sua obra “Almagesto” deu a forma final a esta teoria, que se baseia na hipótese de que a Terra estaria parada no centro do Universo com os corpos celestes , inclusive o Sol, girando ao seu redor.








Fig. 1 Modelo da teoria geocêntrica



O primeiro a contestar tal modelo foi Nicolau Copérnico, padre e astrónomo polonês do século XVI, lançador de uma nova teoria: o Sol estaria em repouso e os planetas, incluindo a Terra, giravam em torno dele em órbitas circulares.
                                          Fig. 2  Nicolau Copérnico
Teoria Heliocêntrica

Esta teoria recebeu o nome de Teoria Heliocêntrica. As ideias de Copérnico, por serem contra a filosofia aristotélica e, por consequência, contra a Igreja, fez com que ele relutasse em publicá-las. A obra de Copérnico só veio a ser publicada quando ele morreu.
                                                              Fig 3 Modelo heliocêntrico
A Teoria Heliocêntrica de Copérnico foi, após a sua morte, revista e confirmada pelo astrónomo dinamarquês Tycho Brahe, o qual, por 20 anos, realizou cuidadosas observações dos sistemas planetários.

                                                 Fig 4 O sol no centro e os planetas girando à sua volta
 
Galileu, em virtude de sua grande habilidade experimental, conseguiu construir o primeiro telescópio para uso em observações astronómicas. Com esse instrumento, realizou uma série de descobertas que o levaram a defender e divulgar a Teoria Heliocêntrica. Estas ideias foram apresentadas na sua obra “Diálogos sobre os Dois Grandes Sistemas do Mundo” (1632).
                                            Fig. 5 Telescópio de Galileu

Contemporâneo de Galileu, Johannes Kepler, astrónomo alemão, utilizando as informações recolhidas por Tycho Brahe, aperfeiçoou a teoria de Copérnico e, por meio de três leis sobre o movimento dos planetas, deu origem ao estudo da Mecânica Celeste.

30 comentários:

  1. É muito bom saber que a igreja católica esta envolvida tanto com opiniões negativas, como por exemplo citado acima POSITIVAS...

    ResponderEliminar
  2. ótimo me ajudou em provas milhares de vezes kkkkkkk mas o site e os infomaçoes são ótimas e boas para estudos e pesquisas e etc

    ResponderEliminar
  3. otimoooooooooooooooooo vo bota um monte de coment hahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahahahahahahahaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. muito interessante, me ajudou num trabalho de geografia

    ResponderEliminar
  6. estou retornando para deixar uma mensagem para os leitores: se você for aluno , quando for fazer uma pesquisa não só copie e cole, modifique ,acrescente suas palavras, tenho certeza absoluta que seu ou sua professor(a) vai gostar

    ResponderEliminar
  7. amei me ajudou no trabalho de história

    ResponderEliminar
  8. Valeu vou tirar nota boa em história .......hauashi

    ❤❤❤❤❤❤

    ResponderEliminar
  9. Valeu vou tirar nota boa em história .......hauashi

    ❤❤❤❤❤❤

    ResponderEliminar
  10. muito bom esta me ajudando no trabalho de geografia,no estudo da cartografia.

    ResponderEliminar
  11. Ajudou-me a aperfeiçoar mais meus conhecimentos.

    ResponderEliminar
  12. Ajudou-me a aperfeiçoar mais meus conhecimentos.

    ResponderEliminar