A Terra é um planeta dinâmico. Os vulcões e os sismos são manifestações violentas e perceptíveis dos processos que ocorrem no interior do nosso planeta. Mas como será, exactamente, a estrutura interna da Terra?
Desde a Antiguidade que o Homem tenta conhecer o interior do nosso planeta.
Para o estudo da estrutura interna da Terra, os investigadores recorrem a métodos directos e a métodos indirectos. Os métodos directos - fornecem dados a partir da observação directa das rochas e dos fenómenos geológicos. Estes métodos incluem o estudo das rochas provenientes dos afloramentos, das sondagens e das minas e o estudo dos materiais expelidos pelos vulcões. Actualmente o estudo directo da estrutura interna da Terra está limitado a uma fina película à superfície.
No estado actual do conhecimento científico e tecnológico, as informações que mais contribuem para o estudo das zonas profundas da Terra são provenientes dos métodos indirectos. Estes métodos incluem o estudo dos meteoritos e do comportamento das ondas sísmicas.
Estrutura Interna da Terra - Modelos Propostos
Através do estudo dos dados obtidos pelos métodos directos e indirectos, os cientistas elaboraram dois modelos da estrutura interna da Terra.
Sem comentários:
Enviar um comentário